Novo livro de Luciano Oliveira

Meu terceiro livro, em formato de e-book, acabou de sair do “forno” da Editora Scienza e está disponível, gratuitamente, para download.

O e-book está disponível para download, gratuitamente, por um período de dois anos, tanto neste site quanto no site da Editora Scienza (https://editorascienza.com.br/ebook/lucianodeoliveira.pdf).

Nesse livro eletrônico analiso o lugar dos objetos cênicos em três processos criativos e espetáculos teatrais do encenador mineiro Eid Ribeiro junto ao Grupo de Teatro Armatrux. A saber: De Banda pra Lua, No Pirex e Thácht. Esse profissional, tanto no aspecto da criação quanto no de formação de novos artistas, contribuiu e ainda contribui, sobremaneira, para a cena teatral não só de Belo Horizonte, mas também de todo o Estado de Minas Gerais. Chama-nos especial atenção a força cênica, a poética, a estética teatral e a competência desse artista no que concerne à encenação de espetáculos, principalmente no que se refere ao uso consciente de objetos cênicos em seus trabalhos. No decurso da criação − assim como durante a encenação de De Banda pra Lua, No Pirex e Thácht, os objetos cênicos foram essenciais para a poética de Eid Ribeiro. Sem eles, e na ausência das consequentes relações entre atores e objetos de cena, os espetáculos estudados tomariam outro caminho estético ou até mesmo não existiriam. Metodologicamente, para levantamento bibliográfico e de dados a respeito do encenador e das encenações relacionadas, foram realizadas pesquisas de campo em bibliotecas públicas (estaduais e municipais), em centros culturais e em universidades e centros de formação técnica da capital mineira, e também na sede do Grupo de Teatro Armatrux, local de montagem da tríade de espetáculos supracitados. Entrevistas, grupos focais e pesquisas participantes também foram empreendidas, tanto na sede desse  grupo quanto em teatros belorizontinos, nos quais ocorreram apresentações dos espetáculos estudados. Em termos conceituais, no primeiro capítulo, trago um conceito ampliado de objeto cênico, dividindo-o em quatorze categorias. Ainda nesse capítulo inicial, opero com os conceitos de poética, utilizando, para tanto, dentre vários pensadores do teatro, o filósofo teatral Jorge Dubatti; de estética, a partir de obra do filósofo Luigi Pareyson; e de “repertório sonoro da cena teatral”, encontrado na dissertação da pesquisadora Morgana Fernandes Martins. No segundo capítulo, “causos” de infância narrados por Eid Ribeiro, nos quais identificamos traços da sua mineiridade, são fundamentais para a compreensão dos processos criativos do espetáculo De Banda pra Lua. Já no terceiro, a partir da análise do espetáculo No Pirex, traço a diferença entre Teatro de Objetos e Teatro com Objetos, principalmente por meio de um artigo da diretora teatral Sandra Vargas; abordo o termo Teatro Físico, conforme reflexões da pesquisadora Lúcia Romano; e a expressão grotesco, usando escritos da estudiosa Béatrice Picon-Vallin. Por último, no quarto capítulo, em que o espetáculo Thácht é examinado, a análise do conceito teatralidade faz-se necessária. Para isso, parto de obra livresca dos pesquisadores Eugênio Barba e Nicola Savarese.

O projeto “Republicação do livro impresso ‘Eid Ribeiro e o Armatrux em Processo: o objeto flutuante entre a poética e a estética teatral’, de Luciano Flávio de Oliveira, para o formato de e-book” foi contemplado no EDITAL Nº 31/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª EDIÇÃO MARECHAL RONDON – PRÊMIO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA, FONOGRÁFICA E DIGITAL PARA DIFUSÃO DE EXPRESSÕES CULTURAIS – Eixo I – Publicação de Livros e Revistas Culturais – CATEGORIA – F [Republicação de obras impressas para plataformas DIGITAIS e/ou Streaming (Inéditos ou não)] da Lei Federal 14.017/2020 (LEI ALDIR BLANC – 2ª edição) – Governo do Estado de Rondônia/Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL/Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO – Porto Velho, 2021.

DIAGRAMAÇÃO do e-book: Gustavo Kaimotti – Editora Scienza

Arte/divulgação: Luís Gustavo Aldunate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: