Homofobia e outras violências são temas de leitura dramatizada do texto teatral ‘Fegues’ que estreia no próximo final de semana

O público poderá acompanhar no próximo final de semana (dias 4 e 5 de junho), um pouco das histórias das personagens Nêgo, Diamond, Flávio, Caio Fernando, Belx e Renato, presentes no texto teatral “Fegues”, de autoria do professor universitário Luciano Oliveira.  O evento será transmitido ao vivo, a partir das 19h30, via Youtube, com  exibição dos vídeos gravados da leitura dramatizada: https://bit.ly/3wTX8vf.  O evento é voltado para interessados (as) nas temáticas LGBTQIAP+, tem classificação indicativa para maiores de 16 anos e contará com interpretação/tradução em LIBRAS.

O projeto foi contemplado no Edital nº 34/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª Edição Mary Cyanne – Prêmio de Produção Artístico-Cultural para Transmissões ao Vivo/Gravadas – Eixo II, Categoria B, da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) do Governo de Estado de Rondônia (Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc).

Segundo o proponente do projeto, Luciano Oliveira, a leitura dramatizada será dividida em dois episódios, a serem exibidos no sábado (04) e domingo (05). “Ao final de cada  dia de exibição, teremos um bate-papo, também ao vivo, com os artistas envolvidos no projeto (atores, encenador, direção musical, produção, etc.) para  que relatem o processo criativo da dramatização, bem como as temáticas abordadas no texto teatral”, informa.

Luciano Oliveira destaca que a leitura de ‘Fegues’ pretende contribuir para a discussão e exposição das diversas violências que os LGBTQIAP+ são acometidos. “Incentivando as pessoas a denunciarem a homofobia corporativa e social; o racismo e o preconceito em relação aos transgêneros e, principalmente, aos homossexuais deficientes, afeminados, doentes crônicos e migrantes”, reforça.

Sobre o texto teatral ‘Fegues’

O texto teatral “Fegues”, cuja expressão é um aportuguesamento da palavra inglesa fags (bichas),  foi lançado em maio de 2021 e pode ser conferido na íntegra no link: https://lucianodiretor.com/2021/04/16/fegues/. A dramaturgia, elaborada pelo professor do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Luciano Oliveira, celebra, de forma cômica e dramática, a partir de referências do real e de depoimentos autobiográficos de seis atores de Porto Velho, as vidas das “fegues”, marcadas por episódios de homofobia e outras violências cotidianas. “Para a leitura dramatizada que apresentaremos no próximo final de semana, realizamos adaptações no texto original. Cenas foram testadas no palco durante o mês de fevereiro e registradas em vídeo. O resultado é um híbrido de teatro e audiovisual, linguagem que ganhou destaque durante o período pandêmico”, adianta o artista.

Ficha Técnica

Encenação e dramaturgia: Luciano Oliveira

Direção musical: Jussara Trindade

Direção e edição de vídeo: Luís Gustavo Aldunate

Assistência de encenação: Kelly Cruz

Produção: Stephanie Matos

Assistência de produção: Rafa Correia

Coordenação de plataforma virtual: Maycon Moura

Publicitário: Luís Gustavo Aldunate

Assessoria de comunicação: Dennis Weber

Iluminação: Edmar Leite

Filmagem: Luís Gustavo Aldunate, Kelly Cruz e Rafa Correia

Intérpretes de Libras: Jamilly Martins e Emanuel Vítor Araújo

Bolsistas PIBEC: Alexia Mille, Jonathan Ignácio e Rafa Correia

Elenco: Ádamo Teixeira, A Black Z, Dennis Weber, Luís Gustavo Aldunate, Luciano Oliveira e Rafa Correia.

SERVIÇO

Evento – Leituras Dramatizadas do texto teatral “Fegues”, do artista Luciano Oliveira

Classificação indicativa – Para maiores de 16 anos

Datas – Dias 04 e 05 de junho de 2022, às 19h30 (horário de Rondônia)

Local  On-line, no canal do Youtube do artista: https://www.youtube.com/channel/UCuLeXTEGqJ8MYXZxfQnEG1w     

Quanto? – Gratuito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: