IMAGENSOBREPORVISÃO

Este processo fotográfico, de Ádamo Teixeira Feitosa, é resultante da disciplina Fotografia, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), ministrada pela professora Dra. Pritama Morgado Brussolo.

Eu, Ádamo Teixeira, enquanto aluno do Curso de Licenciatura em Teatro, resolvi fazer essa disciplina como uma optativa, não só para atender à grade curricular do meu curso, mas também pelo meu interesse sobre as questões que envolvem as visualidades na arte.   

Artisticamente, fotografar para mim é sair do óbvio. É reaprender a ver o que existe no meu entorno de forma fragmentada ou de modo ampliado. É transcender a nitidez, transpor e transformar os fragmentos ou as imagens em objeto artístico. É desfigurar o olhar por meio da iluminação, da composição de linhas, da distorção e sobreposição de imagens que compõem ou transformam visualmente a fotografia.

Em sua grande parte, a composição inicial das imagens que propus tem como sobreposição as cores de arco-íris, que foram fotografadas no meu quarto, no consultório do meu dentista e também em uma sala do antigo prédio do Curso de Arqueologia da UNIR. As cores dos arco-íris refletidas dentro dos ambientes são resultantes de um fenômeno óptico que ocorre devido à refração da luz branca que é dispersada ao entrar em contato com os vidros das janelas desses ambientes.  

As fotografias dos fenômenos ópticos muito contribuíram para o desenvolvimento estético da minha série fotográfica. Foram elas as principais fontes para as sobreposições aplicadas em diversas imagens. As colorações dos arco-íris, bem como as cores e texturas das superfícies sobre as quais eles incidiram, funcionaram como ponte de conexão entres as imagens fotográficas. As sequências de imagens perpassam meu corpo e algumas partes dele, indo do chão que eu piso às paredes a minha volta.

Texto e fotos: Ádamo Teixeira Feitosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: