
Em 2001, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Luciano Oliveira, Cássio Costa, Carlos Gontijo e Alex Duarte formaram a “Cia Teatral Os Menecmos” para a montagem de um único trabalho: o monólogo “As Mãos de Eurídice”, do autor ucraniano radicado no Brasil Pedro Bloch. Esse espetáculo participou do II Festival de Monólogos e Música Original (MoMU) da UFOP, ocorrido em outubro de 2001, com apresentação no Teatro Municipal de Ouro Preto (Casa da Ópera).
Nesse festival ganhamos os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Atuação e Melhor Execução Musical. Além de sermos indicados nas categorias Melhor Cenário, Melhor Figurino e Melhor Música Original.
É importante ressaltar que essa foi a minha primeira direção, quando cursava o 2º período do Curso de Bacharelado em Direção Teatral da UFOP.
Após nos apresentarmos no MoMu, apresentamos-nos também no Festival de Inverno de Ouro Preto, no Teste de Aptidão para o Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFOP, em 2001, e, por último, no FEIA IV da UNICAMP (Campinas), em 2002. Por fim, aprovamos um projeto de Cenas Curtas na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o qual foi captado. Mas, por motivos inexplicáveis, fomos retirados do projeto por uma produtora ouropretana.
Curiosidade: eu e o Cássio ligamos no número 102 do Rio de Janeiro e conseguimos o telefone do autor Pedro Bloch. Tivemos o imenso prazer de falar com essa lendária figura do teatro brasileiro que, após enviarmos uma fita VHS contendo a filmagem do monólogo, nos concedeu, por um ano, o Direito Autoral de sua magistral obra. Depois de assistir ao vídeo, e falar conosco novamente por telefone, lembro-me dele mencionar mais ou menos o seguinte: “Essa é a montagem mais estranha e diferente que já vi de ‘As Mãos de Eurídice’. Me diverti muito, principalmente com a cena do assassinato da boneca (Eurídice)”. Ficamos muito felizes e orgulhosos!
Para a nossa tristeza, e de toda a classe teatral brasileira, Pedro Bloch faleceu em 23 de fevereiro de 2004. Contudo, continua a escrever seus belos textos para serem encenados pelos anjos nos palcos do Paraíso!
FICHA TÉCNICA:
Encenação: Luciano Oliveira
Assistência de encenação: Carlos Gontijo (Montanha)
Adaptação: Luciano Oliveira e Cássio Costa
Atuação: Cássio Costa
Composição e Execução Musical: Alex Duarte (Arrumadinho)
Iluminação: Marcelino Ramos (Xibil)
Cenário e Figurino: Luciano Oliveira
VÍDEO:
Deixe um comentário