Integrantes do movimento #depositaSejucel participam de nova reunião na Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia

Os integrantes do movimento #depositaSejucel estiveram em reunião, nessa terça-feira (24/07), às 09h, com o Superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia(SEJUCEL) Rodnei Paes, a fim de resolver o impasse sobre o pagamento dos prêmios culturais aprovados nos editais lançados no ano de 2017. Os representantes do movimento cobraram uma data para o repasse dos valores que foram garantidos pelo governador Daniel Pereira, que confirmou a liberação de 400 mil reais para os pagamentos dos prêmios contemplados.  O Superintendente informou que esteve em reunião na manhã desta segunda-feira (23/07) com o governador de Rondônia para tratar sobre o pagamento dos prêmios culturais. Segundo Rodnei Paes, o governador autorizou o pagamento imediato dos prêmios Jango Rodrigues e SART. Os artistas, cujos projetos foram aprovados nos dois editais em dezembro de 2017, deverão ser convocados dentro de até 15 dias úteis para a assinatura dos contratos.

Na reunião, discutiu-se ainda a importância da SEJUCEL na formação e sustentação dos movimentos culturais. O Superintendente voltou a afirmar que “a mobilização da classe artística é importante, a ação de se reunir e vir conversar com o Estado é importante, pois quando é um só não tem poder, mas quando vêm todos os segmentos (a fotografia, o teatro a dança, etc.), mostra que estão se unindo. É assim que se faz, pois ninguém vai a lugar nenhum sozinho”. Quanto aos trâmites dos prêmios, o de Fotografia Dana Merril, por exemplo, cujo resultado final foi publicado no Diário Oficial do Estado de Rondônia no dia 15 de março de 2018,  não foi informado ao certo quando será realizado o pagamento.

A responsável pelo acompanhamento dos trâmites dos prêmios na Sejucel, Marcela Bonfim, durante a reunião informou que os “Prêmios de Música têm dois em andamento: o Rondônia  Autoral que vai sair o resultado, estamos brigando para sair até sexta; e o de Literatura que já vai homologar. Vou publicar o resultado final. O que acontece, o Zezinho Maranhão e o de dança, como foram os últimos, a gente nem abriu no sistema ainda, porque a gente precisa pagar cinco editais. Desses cinco editais, a gente tá falando de  trinta e três a trinta e cinco pessoas. (…) Pode ser que seja pago até dezembro, mas pode ser que seja pago no próximo exercício”. Rodnei Paes, por sua vez, completou a informação dizendo que na reunião com o governador foi afirmado que, possivelmente, serão pagos todos os prêmios antes do final do ano, por meio de uma PL que passará pela Assembleia Legislativa. Já Marcela Bonfim afirmou ainda que “o SART já está empenhado e que o Jango Rodrigues está em processo de empenho. Que o prazo para pagamento é de 07 a 15 dias”.

A Gerência de cultura da SEJUCEL encaminhou e-mail aos ganhadores do prêmio Jango Rodrigues, na segunda-feira (23/07), com o seguinte conteúdo: “Informamos aos contemplados do Prêmio Jango Rodrigues que os processos individuais já estão com a NOTA DE CRÉDITO e os mesmos foram encaminhados desde SEXTA- FEIRA (dia 20/07) para empenho, aguardando apenas a liberação financeira da SEFIN. Isto é, o trâmite para pagamento encontra-se em fase final – para pagamento dos senhores que em termos de prazo significaria um procedimento que dura de 7 (sete) até 15 (quinze dias). Após empenhados todos serão contatados para assinatura do contrato”.

Aos artistas de Rondônia, no momento, cabe esperar e torcer para que sejam cumpridas as promessas feitas durante a reunião. Porém, a espera não será inerte, posto que a vigília será constante, no sentido de acompanhar os processos e de assegurar que os projetos sejam realizados até dezembro de 2018.  O movimento deposita Sejucel agradece a todas as pessoas que ajudaram compartilhando a hashtag, as matérias e apoiando a causa. Também fazemos um agradecimento especial à imprensa do estado que se dispôs a divulgar o movimento e falar sobre a situação da cultura em nossa região. Gostaríamos ainda de agradecer a cada artista que esteve junto nessa caminhada que está apenas começando. A união é a nossa única ferramenta! Temos que continuar com a mesma força em prol das artes de Rondônia.

 #depositaSejucel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: