4ª edição da Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unir começará na próxima sexta-feira (15) em Porto Velho (RO)

Mais de dez trabalhos artísticos desenvolvidos por acadêmicos e egresso do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia começarão a ser exibidos a partir da sexta-feira (15), às 19h, no Teatro Guaporé, em Porto Velho (RO). A programação, que continuará no dia 22 de julho, integra a 4ª edição da Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unir (MEDU IV) que volta a ser realizada presencialmente. O evento é gratuito, com classificação indicativa para maiores de 16 anos. Os ingressos podem ser adquiridos com uma hora de antecedência no local do evento.

Na próxima sexta-feira (15) serão apresentados os trabalhos artísticos ao vivo e gravados: Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta; Retratos de uma pandemia; REV(60)LTADO e IS(80)LADO, desenvolvidos pelos seguintes acadêmicos, respectivamente: Marina de Amorin, Sabrina Barbosa, Luís Gustavo Aldunate e Dennis Weberton Vendruscolo Gonçalves. O evento contará com bate-papo com os acadêmicos/artistas após a exibição dos trabalhos.

Sobre a Mostra

A Mostra de Encenações do DArtes/Unir é um projeto de extensão do Departamento de Artes da Universidade Federal de Rondônia, mais especificamente do Curso de Licenciatura em Teatro, com coordenação do professor Dr. Luciano Oliveira. Esta edição (4ª) integra o Evento Cultural Funcer – 2022, desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) e que apresenta durante o mês de julho exposições de artes plásticas, espetáculos de teatro, música e dança.

Na Mostra são apresentados ao público os projetos de encenação e artísticos desenvolvidos pelos alunos das disciplinas Linguagem da Encenação Teatral e Fundamentos da Direção Teatral, ministradas por Luciano Oliveira. “Contudo, hoje, dentro da programação atual, temos trabalhos (espetáculos, contação de história e vídeos) desenvolvidos em outras disciplinas desse curso, a exemplo de Performance e Processos de Ensino em Teatro I, ministradas, respectivamente, pelos professores Luiz Lerro e Alexandre Falcão. E também temos um trabalho criado por um ex-aluno desse curso, não mais ligado a nenhuma disciplina, e uma cena curta criada por uma discente de Teatro fora dos muros institucionais”, explica Luciano.

Segundo o Chefe do Departamento de Artes da Unir, professor Dr. Alexandre Falcão, a 4ª edição da Mostra marca a transição dos eventos realizados, até então, no ambiente virtual para o presencial. “A maioria dos trabalhos produzidos no último ano no Curso de Teatro foi virtual, em decorrência das circunstâncias da pandemia. Agora, alguns trabalhos podem ser partilhados presencialmente e também os trabalhos audiovisuais podem ser exibidos em uma tela grande, à semelhança do cinema. Assim, esta Mostra contará, principalmente, com trabalhos que têm interface com o audiovisual, mas também com uma contação de histórias e uma cena presenciais, materializando a conexão entre distintas linguagens”, comenta o docente lembrando que a última edição da Mostra de Encenações, em março de 2021, foi realizado de maneira virtual. 

O evento seguirá na sexta-feira (22 de julho), às 19h, no Teatro Guaporé, com a apresentação dos seguintes trabalhos artísticos: Para aceitar a minha deficência visual; Aterro; Bacoxum; Com-pulsei; Reflexo; Homo Consumericus; Rio Poluído; Transform(ação) e Corpos do Prazer.

Saiba mais sobre a Mostra acessando nosso perfil no Instagram, onde compartilhamos os perfis dos artistas, sinopses e outros detalhes do evento.

Sinopses dos trabalhos apresentados na sexta-feira (15/07)

QUANDO A ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA

ESCREVEU UMA CARTA

Atriz/contadora de história: Marina de Amorin

Sinopse: A contação de história do Livro “Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta”, da autora Sônia Rosa, começou como uma atividade elaborada para o encerramento da disciplina Processo de Ensino em Teatro I, ministrada pelo professor Alexandre Falcão. Foi apresentada aos alunos dos 4º e 5º anos de uma escola municipal de Porto Velho e aos acadêmicos de Pedagogia da UNIR, no sarau de boas vindas aos novos acadêmicos do curso. E tem ganhado espaço e convites para mais apresentações.

RETRATOS DE UMA PANDEMIA

Encenação: Sabrina Barbosa

Atuação: Amanda Dias e Isabela Castiel

Sinopse: Retratos de uma Pandemia apresenta as consequências deixadas na comunicação social e socioemocional dos indivíduos, que diante de uma doença assustadora, foram simplesmente manipulados.

REV(60)LTADO

Encenação: Luís Gustavo Aldunate

Atuação: Dennis Weber

Sinopse: Adolfo está preso numa sala, de olhos vendados, sem entender as verdadeiras motivações de sua prisão pelo regime da ditadura civil-militar no Brasil. Em 1969, decidiu aceitar um emprego, como professor, em Rondônia. Foi preso ao desembarcar no estado e jogado numa sala, onde estará diante das próprias negações sobre sua orientação sexual e sobre a necessidade de proteger sua imagem social, expondo para si sua verdadeira natureza humana entre ser o certo ou o herói de sua própria história.

IS(80)LADO

Encenação: Dennis Weber

Atuação: Luís Gustavo Aldunate

Sinopse: Rick é gay, está isolado em uma sala, na década de 1980. Ele não se lembra de quando, como e o porquê foi parar naquele local. Em um processo investigativo, com auxílio de um diário e de uma voz interior, a personagem vai relembrando fragmentos de memórias suas e da sociedade que o isolou.

Ficha Técnica do MEDU IV

Coordenação e produção: Luciano Oliveira

Apresentação: Alexandre Falcão e Dennis Weber

Assessoria de Imprensa: Dennis Weber

Publicitário: Luís Gustavo Aldunate

Curadoria artística: Luciano Oliveira, Dennis Weber, Luís Gustavo Aldunate, Sabrina

Barbosa, Aléxia Mille e Jonathan Ignácio

Bolsistas PIBEC: Aléxia Mille, Jonathan Ignácio e Rafa Correia

SERVIÇO

Evento: 4ª Mostra de Encenações do Depatamento de Artes da UNIR

Datas: 15/07/2022 (sexta-feira) e 22/07/2022 (sexta-feira)

Local: Teatro Guaporé, Rua Tabajara, 148 – Olaria, Porto Velho – RO

Horário: 19h (Rondônia)

Classificação indicativa: 16 anos

Valor : Gratuito, mediante retirada de ingressos presencialmente nos dias de evento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: